As cortinas fazem parte das escolhas essenciais do ambiente, isso porque, ela pode passar diferentes sensações além da sua funcionabilidade que é proporcionar privacidade e controlar a luminosidade, mas afinal qual a cortina ideal para sua casa? Vou te dar algumas dicas, pra ajudar na sua escolha.
Podemos separar os estilos de cortina em duas partes, as convencionais, que são basicamente as de tecidos, que são instaladas com varão ou trilho.
Cortinas convencionais com varão
A vantagem que o varão tem sob o trilho é que as cortinas não precisam ser feitas sob medida, há opções já prontas no mercado, isso porque, o varão te permite flexibilizar a altura da fixação, regulando a cortina até o piso, mas vale ressaltar que quanto mais perto do teto, maior a sensação de alongamento, então se você tem o pé direito baixo, evite colocá-la muito longe do teto.
Além disso o varão tem quatro formas de fixação, as alças, que são basicamente, alças feitas com o mesmo tecido da cortina e costurado nelas, os ilhoses, um aro circular de metal ou outro material aplicados no tecido, as argolas, que podem ser costuradas na parte de cima da cortina ou montada em duas partes para dar acabamento ao buraco onde passa o varão e por último o tecido inteiriço, que é como uma dobra do próprio tecido com espaço para o varão, como uma bandeira.
Cortinas convencionais com trilho
O trilho é indicado para ambientes onde as cortinas vão até o teto, já que eles são fixados assim, é bastante comum ver esse tipo de fixação em casas que já foram projetadas com um cortineiro, que é um espaço no teto, geralmente feito com um rebaixo do gesso da ambiente todo, deixando um recuo apenas para instalação da cortina.
As principais vantagens de usar o trilho é que o deslize é mais rápido e silencioso, sem muito esforço, além do que as cortinas normalmente são feitas sob medida, de acordo com o pé direito.
Como definir a medida da cortina?
Para as cortinas de tecidos convencionais, o que se aconselha é que a medida do tecido seja o dobro da janela, acrescentando 40cm, ou seja, uma janela de 1m20 deve ter uma cortina de 2m80, isso permite que você faça diferentes pregas ou dobras, deixando-a mais leve.
Já para as cortinas não convencionais em formatos de persiana, a largura não precisa ter mais que 10cm da janela, e o comprimento pode variar, mas normalmente elas não passam muito da linha da janela, porém alguns modelos como rolô e romana também ficam ótimas caso instaladas até o chão.
Qual a cortina ideal para sua casa?
Dentre os modelos convencionais, temos:
Cortinas voil
As cortinas voil, são de tecidos praticamente translúcidos, material leve que sua única função é essa, passar sensação de leveza, uma vez que não controla a passagem da luz e não oferece privacidade, mas ela pode ser uma grande aliada, já que pode ser composta por outra camada de outro tecido, que normalmente é poliéster, ou até mesmo um blackout, deixando o ambiente aconchegante e moderno.
Outra vantagem relevante sobre o voil, é a facilidade para lavar, basta apenas colocá-las na máquina de lavar e depois pendurar novamente.
Cortinas Blackout
Assim como já falamos, elas podem ser compostas com o voal, mas o que poucas pessoas sabem é que para ter uma cortina blackout, não precisa necessariamente escolher aquele tecido pesado, que parece de plástico, praticamente todos os tecidos tem uma versão blackout, a diferença é que na parte de trás do tecido ele é branco, como se fosse uma película que não permite a passagem da luz.
A principal proposta aqui é a privacidade e controle total de luminosidade.
Para os modelos não convencionais, temos:
Cortina Romana
Com um design completamente moderno e sofisticado, a cortina romana vem para integrar com a decoração do ambiente, trazendo mais sofisticação e movimento. Ela também pode ser encontrada em inúmeros tecidos diferentes, sendo blackout ou não. A dica valiosa aqui é que você opte por materiais sintéticos, já que os materiais naturais, depois de lavados podem encolher um pouco.
Cortina de Rolô
A cortina de rolô tem como propósito a praticidade e tecnologia, isso porque uma de suas versões é um tela solar, que impede os raios solares de entrar, é a melhor opção para cozinha e banheiro, isso porque sua limpeza é prática e não tem problema ao entrar em contato com a água.
Além disso ela pode ser encontrada em diferentes tipos de tecido e também na versão blackout.
Persianas horizontais
Essas possivelmente são as persianas mais convencionais, formadas por lâminas de metal ou madeira, são ótimas para ambientes que as cortinas abrem e fecham com bastante frequência, a dica é que se você tiver janelas com tamanhos diferentes pode usar persianas horizontais igual para padronizar. Uma boa opção para quarto infantil.
Cores e estampas
Para a escolha da cores, tome cuidado com tons escuros, já que deixam o ambiente mais sério e intimista, além de fechar o ambiente, outra desvantagem de cores escuras é que elas retém calor então se bater muito sol, é bem possível que o ambiente fique mais quente, além de desbotar com mais facilidade.
E se você adora uma estampa, a dica é pensar muito antes de colocá-las na cortina, já que elas ocupam grande parte da parede, por isso, prefira colocar estampas na decoração, como almofadas, tapete ou mantas, que são mais fáceis de trocá-los caso você enjoe.
Por isso, opte por cores neutras e claras, para conseguir ampliar e dar mais leveza a casa cômodo.
Se você ficou com alguma dúvida sobre como funciona cada uma delas, assista nosso vídeo no canal e me conta se com esse post já sabe me responder qual a cortina ideal para sua casa?