Você sabe o que é DIY?… Ele está mais na moda do que nunca. Para você que não sabe o que ele significa, é ideia de que as pessoas encontrem soluções originais para problemas domésticos do dia a dia sem depender dos outros.
De moda à organização e pequenas reformas, o DIY não é apenas quem quer trabalhar sua criatividade, como também as pessoas que querem gastar menos.
Para quem está passando por alguma reforma, por exemplo, aderir ao DIY permite com que você economize em alguns objetos, como também vai deixar a decoração mais original, personalizada e único, com a sua cara.
O que é o Diy?
DIY significa Do It Yourself, o qual em inglês, quer dizer Faça Você Mesmo, mas nós podemos abrasileirar mais ainda e dizer que significa por a mão na massa 😂😅
É um método, de construir, reparar ou customizar as coisas sem utilizar os serviços de profissionais.
Sem a necessidade de um auxílio de um profissional, a ideia por trás do DIY incentiva a criatividade, fabricação e customização de espaços ou objetos. E pode te ajudar a criar ambientes incríveis gastando pouco, há alguns influenciadores que são reconhecidos por fazer isso lindamente, como por exemplo nosso maninho e parceiro @acasadobeto, o @matheusilt que já foi citado algumas vezes aqui no blog e até mesmo o @cafofododani, que abriu as portas da casa deles para o #GabyNaSuaCasa onde praticamente tudo tem as mãos deles.
Podemos também ressaltar nesse movimento certa conscientização ambiental, e a genial utilização de matérias recicláveis, ou coisas que temos em casa sem nenhum uso, sendo transformados em luminárias, mesas de cabeceira, penteadeira, vasos, cabeceira de cama… inúmeras possibilidades.
Se você, quer gastar menos e tem criatividade, o DIY, com certeza, é para você. E para mostrar todo nosso incentivo, separamos algumas inspirações, tutoriais e muitas ideias para você conseguir transformar um ambiente.
Diy na marcenaria
O que mais vai fazer com que você economize em uma reforma é se você souber fazer itens que sejam relacionados a marcenaria… mas calma, não estamos dizendo para você montar um gabinete, nem um closet e muito menos os armários da cozinha 😂😂😅, pequenos móveis nem sempre precisam de ferramentas muito específicas, uma furadeira ou parafusadeira pode ser o suficiente para montar uma mesa de cabeceira, um barzinho, alguns nichos.. algumas lojas que vendem madeira já trabalham com o serviço de corte, que nada mais é que entregar a madeira nas medidas exatas das quais você precisa, então, basta criar um projeto, com medidas bem definidas e colocar a mão na massa.
Mas Gaby, não tenho nenhuma ferramenta, o que fazer?? Algumas lojas como nosso mozão Leroy Merlin, tem um espaço dedicado a você, depois que comprar o material, na loja mesmo pode fazer o uso das ferramentas manuais disponíveis para montar seu móvel/ objeto, outra opção são os chamados maker place, existem em algumas cidades, lugares que tem ferramentas disponíveis para locação por hora ou por dia.
O uso de pallets também esteve muito em alta, para sofás, cama estilo tatame, que são mais baixas, suportes para um jardim vertical, e muitas vezes não há necessidade de ferramentas, apenas um acabamento com lixa e pintura.
Diy de customização
Os Diy’s relacionados a customização não necessariamente implicam em criar ou mudar o uso de um determinado objeto, e matérias como garrafas de vidro ou pet, caixas de sapato, roupas rasgadas, vasos, utensílios de cozinha podem ganhar novas funções ou apenas uma nova cara.
Latas de metal são exemplos de criar novas funções para os objetos, por exemplo, aquela lata de um achocolatado que acabou, com uma demão de tinta, podem virar recipientes para guardar mantimentos, ou organizadores de maquiagem. Agora sobre manter a função dos objetos e mesmo assim personaliza-los podemos usar um vaso de planta exemplo, que também com uma demão de tinta, ou alguma pintura diferente e geométrica podem transformar o objeto e manter o mesmo uso.
Diy na decoração
Na parte da decoração, você pode, e deve, deixar a sua imaginação trabalhar.
Um cesto pode ser transformado em luminária, pallets como já dito, podem virar poltronas ou sofá, uma lata grande de metal pode virar uma linda mesa de canto e muito mais ideias …
Além disso nessa parte de decoração podemos falar sobre a pintura de paredes e aplicação de papel de parede, que pode ser comprado em rolos adesivos, ou até mesmo usar tecido em paredes.
É comum vermos em quartos de crianças por exemplo, parte da parede pintada com tinta de lousa, para que ela possa desenhar e brincar… mas há muitos tutorias também ensinando fazer a famosa parede de tijolos, tanto de isopor como de gesso, outra tendência que é facilmente feita por um DIY, são as paredes com formas geométricas, basta uma fita adesiva e tinta para usar e abusar da imaginação.
Para decorar de uma maneira simples, umas alternativa é apostar nas plantinhas, já falamos sobre algumas delas por aqui, mas elas são ótimas para preencher espaços vazios, trazendo vida e personalidade.
E agora, pronto para por a mão na massa e mudar um ambiente por aí?
1 Comentário
[…] DIY certamente é uma das principais dicas para economizar na reforma, aqui no blog também já falamos sobre opções de DIY para inovar em casa, seja uma parede pintada ou objetos […]